Ballet Cristiana Packer

04/05/2007 A Dramaturgia na Dança

Por Thaís Goes 

Como podemos definir a dramaturgia na dança? Quando pensamos em dramaturgia logo relacionamos a interpretação de personagens, mas na dança isso ocorre de uma maneira diferente, não há falas, é o corpo e suas expressões que comunicam ao público uma estória ou um determinado assunto. Além de utilizar as expressões faciais, a interpretação em dança engloba o corpo todo, que se expressa através dos movimentos.

Há um pouco mais de trinta anos atrás, o antropólogo Gordon Hewes (1973) argumentou que o corpo não é mudo e que sua linguagem está baseada no gesto, a dança é o nível básico da expressão humana. O movimento é a nossa língua natal e nosso pensamento primordial. Pesquisas recentes reforçam mais uma vez o poder da comunicação não-verbal, mostrando que esta algumas vezes é mais forte do que a comunicação verbal. 

A necessidade de se entender a dramaturgia do corpo existe desde que o homem começou a dançar e expressar sentimentos usando o corpo. O teatro e a dança sempre se relacionaram. 

No século XIX, por exemplo, os chamados balés de repertório contavam suas lendas e contos de fadas utilizando a Dança, como acontece ainda hoje.  

É muito importante que a dramaturgia esteja presente na dança, pois ela dá o toque artístico aos movimentos, traz intenção e significados, e faz com que a dança não seja apenas um monte de gente se mexendo sem sentido. 

Segundo a crítica de dança Helena Katz: "Surgiram pessoas que começaram a trabalhar nas intersecções entre dança e teatro de variadas maneiras: contando histórias e partindo de textos. Porém, trazendo para o corpo uma dramaticidade específica da dança, e não do teatro". 

Essa dramaticidade específica da dança,há muito tempo foi defendida pelo bailarino e professor de balé francês Jean - Georges Noverre (1927-1810), ele não concebia uma dança sem sentimentos. 

“ ...Que cada instante seja metamorfoseado de paixões. Se seus gestos e fisionomias estiverem sempre de acordo com suas almas, a expressão que daí resultar trará um sentimento capaz de vivificar a obra.” 

Noverre falando aos bailarinos sobre dançar com sentimentos - trecho extraído de seu livro “Cartas sobre a Dança” 

Uma curiosidade importante: o dia Internacional da Dança, é comemorado em 29 de abril e foi escolhido essa data em homenagem à Jean - Geroges Noverre que nasceu em 29 de abril de 1927. 

Texto Baseado em : 

Matéria divulgada pela revista SESC/São Paulo. O Corpo é Texto?.Revista Sesc/São Paulo - outubro, 2000, n. 3, ano7, mensal. 
Artigo “A linguagem da Dança” de Judith Lynne Hanna (Doutora em Antropologia pela Universidade de Columbia, EUA)  http://www.rio.rj.gov.br/centrocoreograficodorio/ensaios002.html

Livro “Cartas sobre a Dança” de Jean - Georges Noverre.



CONTATO E LOCALIZAÇÃO

Telefone: (19) 3212-0090 (19) 9-8305-1122

Endereço: Rua Joaquim Ulisses Sarmento, 645, Jd. Aurélia, CEP 13033-080

SIGA-NOS REDES SOCIAIS

Junte-se a nós e participe de nossas comunidades!


Desenvolvido pela S3Web